Todos os tratamentos e cirurgias são realizados com as mais modernas técnicas e tecnologia oftalmológica. É o que garante a sua integridade durante todo o tempo em que estiver sob nossos cuidados.
TRATAMENTOS
Cirurgias para solução ou alívio de problemas oculares.
Laser para retina
Utilizado para tratamento de doenças vasculares da retina (principalmente a retinopatia diabética), hemorragias do vítreo e descolamentos da retina, assim como doenças degenerativas da retina periférica. Realizado após a dilatação das pupilas e com o uso de uma gota de colírio anestésico. Não exige internação hospitalar, é praticamente indolor e com poucos riscos; pode ser feito na própria clínica. Contamos com o aparelho no próprio local.
Laser para glaucoma (trabeculoplastia seletiva a laser)
É indicado a pacientes em que o tratamento com colírios não é suficiente para controlar o aumento da pressão intraocular. Totalmente não invasivo, facilita o escoamento do humor aquoso do olho, de forma a reduzir a pressão ocular de pacientes com glaucoma de ângulo aberto. Não exige internação hospitalar, é praticamente indolor e com poucos riscos; pode ser feito na própria clínica. Contamos com o aparelho no próprio local.
Cirurgia de catarata
O único tratamento para a catarata é a cirurgia, sendo a mais comum a senil, que acomete idosos. A correção é feita com a quebra e a aspiração do cristalino opaco por meio de um aparelho de ultrassom (facoemulsificação). Em seguida, a partir de uma microincisão de 2,4 a 2,8 mm, implanta-se a lente intraocular dobrável.
Cirurgias de glaucoma
É indicado a pacientes em que o tratamento com colírios não é suficiente para controlar o aumento da pressão intraocular. Pode ser feito à laser (link para Laser para glaucoma (trabeculoplastia) ou a cirurgia convencional (trabeculectomia), em que é feita uma fistula no olho, que diminui a pressão. O procedimento é realizado por meio de anestesia local, com o intuito de diminuir o desconforto.
Cirurgias de retina e vítreo
São indicadas nos casos de descolamento da retina, turvação vítrea importante, traumas com corpo estranho intraocular, retinopatia diabética, hemorragia vítrea, tromboses venosas e alterações da mácula. Casos em que a cirurgia da retina possibilitam a recuperação parcial ou total da visão. O procedimento é feito com anestesia local, sendo que o humor vítreo é substituído quando necessário e faz-se o tratamento e aplicação da retina por meio do vitreófago, que permite intervenções microcirúrgicas intraoculares bastante precisas e seguras, associadas ao endolaser. Tem duração de cerca de uma hora; complicações são raras.
Pequenas cirurgias
Procedimentos para exérese (retirada) de pequenos tumores benignos da pálpebra e da conjuntiva, pterígio e calázio. Dura cerca de 40 minutos no caso de pterígio e só é realizada quando há ameaça à visão ou se já se encontra comprometida, ou seja, o excesso de pele ultrapassa a margem da córnea em 2,5 mm e precisa ser removida. O calázio, inflamação palpebral causada por obstrução sebácea, pode ser substituído somente após redução da inflamação inicial. Cirurgias para retirada de xantelasma (placas amarelas) são feitas por motivos estéticos, com a vaporização do laser de argônio ou dióxido de carbono.
Adaptação de lentes de contato
Procedimento no qual o médico decidirá qual a melhor lente de contato para o paciente. Neste ato médico além de decidir qual a melhor lente o médico garantirá que a lente não provocará transtornos à superfície do olho como infecções. Além disso o paciente será orientado sobre duração das lentes, forma correta de limpeza e outros cuidados que garantirão a saúde ocular.
Transplante de córnea
Procedimento realizado para reestabelecer integridade da córnea em casos de lesões da córnea que impedem a transmissão da luz.
Realizado em hospital sob anestesia geral.
.