EXAMES

Diagnósticos feitos com equipamentos de última geração.

Isso significa maior precisão e segurança para o paciente no seu exame de vista.

Os exames e aparelhos tem extrema importância na especialidade de Oftalmologia.

A clínica conta com aparelhos de última geração que ajudam a fazer o diagnóstico de forma precisa e confortável para o paciente.

Tomografia de Coerência Óptica (OCT*)

Exame complementar para diagnóstico e acompanhamento de doenças da retina e do glaucoma.

*A sigla vem do inglês Optical Coherence Tomography.

Angiografia por Tomografia de Coerência Óptica (OCTA*)

Exame complementar para diagnóstico e acompanhamento de doenças da retina, exame não invasivo (não exige injeção de contraste venoso), utilizado como alternativa à angiografia fluoresceínica tradicional.

*A sigla vem do inglês Optical Coherence Tomography Angiography.

Retinografia e estereofotografia do disco óptico

São feitas fotos em alta resolução da retina, do nervo óptico e do fundo do olho. Dessa forma, consegue-se acompanhar a evolução de possíveis doenças, sem a necessidade de dilatar a pupila do paciente.


Paquimetria

Mede a espessura da córnea e é indicado nos casos de suspeita de glaucoma, edema de córnea e pré-operatórios de cirurgias refrativas.


Gonioscopia

Indispensável para o diagnóstico e o tratamento de glaucoma. Analisa o ângulo da câmara anterior do olho (seio camerular), local em que ocorre a drenagem do humor aquoso do globo ocular. O exame é realizado com o auxílio de uma lente especial, é indolor e rápido, e exige apenas o uso de uma gota de colírio anestésico.


Mapeamento de retina

Proporciona uma investigação detalhada da retina, do fundo do olho e suas estruturas, o que inclui os vasos sanguíneos, o nervo óptico e a retina central periférica. O exame é feito por meio de uma lente especial diante do olho com a pupila dilatada, sobre o qual é incidida uma luz. Permite avaliar a progressão de hipertensão, diabetes, problemas neurológicos, hematológicos e reumatológicos. Também é possível diagnosticar outras doenças do fundo do olho como glaucoma, descolamentos de retina e tumores.


Microscopia especular

Exame utilizado para avaliar o endotélio da córnea, parte anterior do olho. Exame fácil e rápido, não necessita dilatação ou anestesia. É feito de rotina no planejamento de cirurgias de catarata e também realizado em doenças da córnea.


Topografia de córnea

Exame utilizado para avaliar a curvatura da córnea, parte anterior do olho. Exame fácil e rápido, não necessita dilatação ou anestesia. É feito para avaliar astigmatismo e outras doenças da córnea como o ceratocone. Também é realizado como planejamento de cirurgias refrativas para correção de grau e para adaptação de lentes de contato.


Campimetria computadorizada (Campímetro Humphrey)

Exame realizado para diagnóstico e acompanhamento do glaucoma e doenças neuro-oftalmológicas. O exame é indolor e dura aproximadamente 15 minutos. Contamos com o aparelho Humphrey, tecnologia difundida mundialmente entre os especialistas de glaucoma.


Biometria para cálculo de lente intraocular (IOL Master)

Exame realizado para calcular o grau da lente intraocular colocada dentro do olho durante a cirurgia de catrata. Exame fácil e rápido, não necessita dilatação ou anestesia.