Skip to main content

Veja se você tem Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

Indivíduos acima dos 50 anos podem sofrer de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Trata-se de uma doença ocular que pode levar à perda de visão; a parte central da retina, conhecida como mácula, sofre um processo que ocasiona a morte das células fotorreceptoras. Se você está na faixa etária, faça o teste abaixo e saiba se precisa de tratamento. O diagnóstico precoce é essencial para evitar a cegueira.

Foto: Simon Wijers

A mácula é responsável pela visão de detalhes. Suas células são sensíveis à luz, que convertem o que vemos em impulsos elétricos, depois são transferidos para o cérebro pelo nervo ótico e decodificadas como imagens.

Autoavaliação

O site do Conselho Brasileiro de Oftalmologia – CBO apresenta um teste para analisar se sua visão está comprometida pela Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Veja abaixo:

Teste de Amsler

Coloque os óculos para ver de perto, caso os use. Depois tampe o olho esquerdo com a palma da mão. Em seguida, olhe para a imagem abaixo com o olho direito, fixando no ponto central. As grades estão tortas? Há manchas? Falta uma parte da tela? Se sim, marque uma consulta com o oftalmologista, pode ser que você tenha DMRI.

Teste de Amsler

Agora repita o teste com o olho direito.

Agora que você já fez o teste, pode conhecer os tipos de DMRI.

Tipos de Degeneração Macular Relacionada à Idade

DMRI Seca (ou DMRI Não Exsudativa) – É a forma mais comum, atingindo 90% dos casos. Os pacientes não costumam perder toda a visão, apenas a central, no entanto, isso impede a atenção aos detalhes e o olhar focalizado, o que inibe a capacidade de ver rotos, ler, escrever ou realizar tarefas cotidianas como cozinhar, por exemplo.
DMRI Úmida (ou DMRI Exsudativa) – Aqui ocorre uma neovascularização, o que quer dizer que vasos sanguíneos anormais começam a crescer sob a retina, e podem acarretar em vazamento de líquido ou sangue. A DMRI Úmida tem uma progressão muito rápida e logo o paciente corre o risco de ficar cego.

Fatores de risco

Idade;
Pele clara e olhos azuis ou verdes;
Exposição excessive à radiação solar;
Tabagismo (cigarro);
Dieta rica em gorduras (hipertensão e obesidade).

Tratamento e Cura

O melhor é a prevenção e a detecção precoce, pois uma vez que a visão central é danificada, torna-se irreversível. Para tanto, deve-se fazer uma dieta rica em vitaminas e antioxidantes, além do uso de óculos escuros e/ou de grau com proteção UVA e UVB. É possível também controlar alguns efeitos da doença com a fotocoagulação a laser e injeção de medicamentos intraoculares.

Ficou em dúvida se tem Degeneração Macular? Marque já sua consulta com os especialistas da MB Oftalmologia, profissionais renomados formados pelo Hospital das Clínicas da USP e especialização no exterior, e equipamentos de última geração para diagnóstico e tratamento.

Close Menu

R. Cardeal Arcoverde, 745 – Cj.302
São Paulo | SP

(11) 3086-2388
(11) 3569-2313
WhatsApp: (11) 93498-7927